Minha experiência comprando bases com o Color IQ da Sephora

Em julho de 2012, a Sephora americana em parceria com a Pantone lançaram o Color IQ: uma maneira de descobrir qual é a sua exata cor de base.

device
Color IQ Device (foto retirada do site da Sephora)

Através de um leitor de pele, que parece a cria de um GPS daqueles grandões com um leitor de código de barra, a atendente da Sephora mede testa, bochecha e pescoço. O site da Sephora fala que o aparelho realiza essa captura em absoluto escuro alegando “eliminar diversas variáveis que normalmente distorcem a seleção da cor”. Qual é a diferença que isso faz nas amostragens e no cálculo no algoritmo? Não sei dizer.

Enfim.

O Instituto Pantone fez uma medição em milhares de pessoas (não achei mais dados estatísticos além desse) para mapear as cores de pele existentes e eles chegaram num número mágico de 110 cores Pantone chamadas de Color IQ (rá!). E cada cor identifica o tom e subtom da pele.

O aparelho faz um cálculo com as três medições tiradas e atribui um número Color IQ para você. Todas as bases da Sephora foram também avaliadas e transformadas nessas mesmas cores Pantone. Dessa forma, com o seu número em mãos, você tem acesso a todas as bases que tem exatamente a mesma cor que você.

Interessante, né?

Claro que, como uma péssima pessoa que sou, não tirei fotos da minha medição, mas a Cinthia do MakeUp Atelier é uma pessoa melhor que eu, tirou fotos, fez vídeo e vocês podem conferir tudo no post dela.

Mas: não dói, não esquenta, não esfria, não faz nada. 😛

A bolotinha da parte de cima do aparelho encosta na sua pele e a atendente tira fotos apertando botões. Depois das fotos tiradas, a gente aguarda o cálculo e você tem o seu número. A atendente pede o seu email e envia seu número junto com diversas sugestões de base baseadas apenas na numeração Pantone.

coloriq
Eu fiz a minha medição dia 07/11/2013. 🙂

Eu sou 3Y07. Além disso, se você é uma Beauty Insider, você pode colocar a cor nos seus dados e ter acesso mais fácil e rápido à sua cor e às bases correspondentes.

E o que isso quer dizer? Quer dizer que, se eu for no site da Sephora comprar bases, clicar no banner de Try Color IQ, informar minha cor, eu saberei exatamente quais são as bases que correspondem àquela cor! E eu ainda posso escolher de acordo com meu tipo de pele, tipo de finalização, marcas preferidas, formulação, tipos de ingredientes… É muito amor.

Uma grande, mas grande pena, que eles não fizeram isso com os corretivos.

E ainda: você não precisa ir até os Estados Unidos pra saber a sua Color IQ! Se você tem uma das bases que é vendida na Sephora que fecha direitinho com seu tom de pele, é só colocar no site. O site oferece para você visualizar bases que são mais claras e mais escuras que o seu tom. Fica mais fácil de escolher tons de base para o verão.

Mas, para variar, já era na perna final da minha viagem e eu já estava sem dinheiro.

Aí, chegou março, mês do meu aniversário, e o presentinho de aniversário da Sephora estava muito bom, a mãe da minha melhor amiga estava indo visitá-la, perguntei se ela poderia me trazer um pacotinho… Hmmmm! Comprei duas bases da sugestão: a Make Up For Ever HD Invisible Cover (127 Dark Sand) e a Clinique Even Better Makeup (Golden Neutral).

Quando as bases chegaram, fiz a amostra na mão e quase chorei de ódio: a cor das duas bases é completamente diferente. Fiquei esbravejando no banheiro baixinho. E botei, pra variar, as bases de lado. Mas não durou muito tempo: fui eu lá e botei as bases no rosto. E foram duas grandes surpresas.

Qual é a base 1? Qual é a base 2?  Dica: teoria das cores!
Amostras sob a luz direta e indireta do sol.
Qual é a base 1? Qual é a base 2?
Dica: teoria das cores!

As duas bases serviram cer-ti-nho!

Se você conhecer alguém que vai para os Estados Unidos e onde essa pessoa ficar recebe encomendas: super recomendo o uso do Color IQ para compra de bases.

5 comentários sobre “Minha experiência comprando bases com o Color IQ da Sephora

  1. Priscilla Kurtz 29/06/2014 / 23:10

    A base 1 é a Clinique e a base 2 é a MUFE. Eu percebo que a base da Clinique ajuda a camuflar um pouco mais minha olheira escura por conta dos tons pêssego que ela tem.

  2. Denair 14/07/2014 / 17:49

    Pri, são só as lojas dos EUA mesmo que tem o aparelho até agora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s