Recomendações para Clientes

Nada no mundo da beleza pode ser melhor que encontrar cabelos e pele bem cuidados. Não adianta você querer exigir do seu maquiador ou cabeleireiro o melhor para sua pele e fios se você não faz a sua parte. A gente pode até te oferecer o melhor, mas o melhor não desempenha todo seu potencial se o canvas não é o ideal.

Seguem aqui recomendações de cuidados de cabelo e pele para a vida ou para algumas semanas antes do seu evento:

Pele

  1. Filtro solar. Diariamente. Já. Nesse instante. Agora.
  2. Limpeza. Use sabonete compatível com seu tipo de pele.
  3. Tonificação. Os tônicos tem várias propriedades interessantes para pele acneica. Nem todo tipo de pele precisa de tonificação.
  4. Hidratação. Não importa se sua pele é oleosa ou seca. Hidratação sempre! Consulte seu dermatologista para saber qual é o seu tipo de pele e peça recomendações de produtos.
  5. Siga esses passos, pelo menos, duas vezes por dia.

Mais que essas recomendações, eu não posso dar. Eu não sou médica, eu não tenho treinamento para dizer qual produto usar na sua pele. Consulte um dermatologista de confiança para isso. Num resuminho, minha rotina de pele usa mousse de limpeza, tônico e hidratante específico para pele acneica, hidratante mais orientado para hidratação, creme específico para a área dos olhos e filtro solar (usado apenas pela manhã). Eu deveria estar usando também um serum antiidade, mas eles são tão caros… :/

Além disso, hidratar o corpo ajuda a segurar o bronzeado, caso você se queime do sol, ajuda na cicatrização e você descasca infinitamente menos. Você pode comprar Bepanthol – pode ser o Derma ou o Baby – e usar nos lábios e cutículas antes de dormir.

Sobrancelhas e Cílios

Existem seruns nutritivos que você pode usar para ajudar o pelo a crescer. Os que eu resenhei e teste foram o da Marina Smith (antigamente era formulado pela farmácia de manipulação da mãe dela) e o da farmácia de manipulação curitibana Salvena. Hoje, o serum da Marina pode ser comprado na Sephora.

Cabelo

Conhece o cronograma capilar? É uma sequência de cuidados com o seu cabelo envolvendo máscaras capilares para manter seu cabelo em dia ou recuperar o seu cabelo de algum dano – descoloração agressiva, ressecamento da praia, etc. Eu fiz um post bem legal sobre isso.

Dessa forma, os passos do cronograma capilar são: hidratação, nutrição e reconstrução. Ou seja: uma máscara para hidratação, uma para nutrição e uma para reconstrução do fio.

  • A máscara de hidratação repõe água no fio. Geralmente possuem glicerina; vitaminas A, B5 (panthenol) ou E e extratos botânicos.
  • A máscara de nutrição é responsável pela reposição lipídica. Procure por máscaras que contenham manteigas (murumuru, karité, cupuaçu, macadâmia, etc), óleos (argan, coco, oliva, etc).
  • A máscara de reconstrução reconstrói o fio através de reposição de proteína principalmente a queratina. Além da queratina, procure por proteínas vegetais (soja, trigo), arginina, cisteína.

A melhor máscara é que contém, entre os seus cinco primeiros itens, algum que lhe interessa*. Ou seja, para qualquer máscara – hidratação, nutrição ou reconstrução – os ingredientes que efetivamente vão ajudar o seu fio devem estar entre os cinco primeiros da formulação. Se não estiverem, a probabilidade desta máscara ser apenas de hidratação é muito grande. Arrisco dizer que 80% das máscaras do mercado brasileiro possuem três dos cinco primeiros algum dos seguintes componentes: Cetyl Alcohol, Cetearyl Alcohol, Cyclopentasiloxane, Dimethiconol, Stearamidopropyl Dimethylamine, Behentrimonium Chloride. Todos esses componentes são apenas agentes condicionantes!

As máscaras usadas em rotação durante a semana. A sequência que eu gosto de indicar é:

  • Primeira e terceira semana: hidratação, nutrição, reconstrução
  • Segunda e quarta semana: hidratação, nutrição, hidratação

Sugestões de máscaras:

  • Hidratação: qualquer uma do supermercado, não é necessário pagar caro por uma máscara de hidratação. Você ainda pode adicionar, em tempo de aplicação**, essas vitaminas Nectavita da Haskell.
  • Nutrição: Bioderm Oro Argan Monoi, Bioderm Oro Argan, Morrocan Oil da tampa laranja ou Yenzah OM com óleo de argan. Se você tiver 100% óleo de argan, pode adicionar também em tempo de aplicação**.
  • Reconstrução: Elsève Arginine Resist ou adicionar a queratina da Bothânico em uma máscara de hidratação.

Além do cronograma, você pode fazer umectações e cauterizações. A umectação é enluvar o cabelo inteiro com óleo de oliva ou coco durante uma hora com objetivo de nutrir o fio. Estudos comprovam que deixar uma hora seu cabelo enluvado com óleo de coco, seu cabelo absorve 15% do óleo.

A cauterização é a reposição de queratina no fio. Este procedimento é feito comigo, ou no seu salão favorito, por conta do que a quantidade de queratina pode fazer no seu fio. Recomenda-se uma cauterização a cada 30 dias (no mínimo!) para que seu fio não endureça/emborrache e parta. As reconstruções feitas com a máscara afetam a cauterização? Não, porque eu gosto de indicar máscaras que não possuam queratina.

E, para terminar, não coloque os dedos dentro do pote da máscara! Isso contamina o produto. Lembra quando você tomava o leite condensado na lata e a sua mãe dizia que ele ia estragar? Ela estava certa, acontece que o leite condensado terminava antes disso acontecer. Diferente da máscara, que fica parada dentro do banheiro esperando sua vez de ser usada. Ao invés de usar os dedos, use uma espátula. É só dar uma passadinha dede água com sabonete para limpá-la e, na medida do possível, tente usar a espátula seca. Eu sei que é difícil, banho, água e tal. Mas dá.

* APESAR DE QUE esse artigo da Vanessa confirma que, no Brasil, os cosméticos não são obrigados a seguir esta diretriz internacional. Mas para essas máscaras provenientes de multinacionais, a regra parece funcionar.

** Em tempo de aplicação significa: ao colocar o creme na mão para aplicar no cabelo. Não me vai misturar o óleo diretamente no pote por conta de preguiça! Isso pode mexer com os componentes da fórmula original se deixado parado tanto tempo.